Deitar em uma cama bonita e macia, com o lençol bem esticadinho, é muito prazeroso, não é mesmo? Principalmente depois de um dia corrido de trabalho, o aconchego do quarto e o conforto da cama são restauradores!

No post de hoje, vamos falar sobre os cuidados com a roupa de cama, um item essencial para uma noite de sono tranquila. Também vamos dar dicas para conservar as peças e manter o seu enxoval muito bem organizado. Confira!

1. Quantidade ideal

O primeiro passo para ter uma cama bonita e bem arrumada é organizar a roupa de cama. Para isso, precisamos montar o enxoval da casa com a quantidade certa de peças.

A quantidade ideal para um casal, por exemplo, são 3 jogos completos — enquanto você lava um jogo, um vai na cama e outro fica de reserva. Dessa forma, você consegue fazer a troca do jogo de lençol semanalmente garantindo uma cama sempre limpinha e cheirosa.

Uma quantidade menor que a sugerida vai prejudicar a rotatividade das peças. Por outro lado, exagerar na quantidade de roupa de cama vai prejudicar você na hora de organizar as peças no armário.

2. Onde guardar as peças

É importante separar um local arejado para você armazenar a sua roupa de cama. O ideal é que todos os jogos fiquem juntos. O mais prático é organizar o enxoval todo num armário com prateleiras, pois isso facilita a visualização das peças e o manuseio.

Caso não disponha do armário, organize em gavetas grandes, mantendo as peças do mesmo jogo sempre juntas. É terrível quando uma fronha se perde do lençol, não é mesmo? A dica aqui é guardar o lençol e o cobre leito dentro da fronha de travesseiro.

Para manter as peças bem cheirosas, invista em sachês, que liberam aromas suaves e deliciosos.

3. Como separar as peças por tipos

Outra possibilidade de organização é separar as peças por tipos. Uma sugestão é colocar na parte de cima do armário as peças mais pesadas e volumosas, como os edredons e as colchas.

Nas prateleiras mais baixas, coloque as mantas e, depois, o jogo de lençol. A dica de colocar as peças dentro da fronha continua valendo aqui.

Você também pode separar os jogos de lençol nas prateleiras por quarto: na prateleira mais alta, as peças do quarto de visita; na prateleira mais baixa, as suas peças, que você troca com mais frequência.

4. Como dobrar lençóis com elástico

Aprender a dobrar o lençol com elástico faz toda diferença na organização do enxoval de roupa de cama. Mas essa é uma dificuldade comum entre as pessoas. Hoje, nós vamos te ajudar nessa tarefa:

  • comece virando o lençol pelo avesso;
  • com ele na vertical, coloque as suas mãos por dentro das duas pontas opostas;
  • junte as suas mãos, unindo as pontas, e passe o elástico por cima;
  • vire o lençol de elástico na horizontal repetindo o mesmo processo de colocar as mãos na costura;
  • todas as pontas vão ficar unidas, aí ficarão as abas de elástico;
  • vire essas abas para a parte de dentro do lençol e dobre de novo para esconder o elástico;
  • por fim, termine de dobrar formando um retângulo até ficar no tamanho desejado.

5. Como usar sacos para armazenar a roupa de cama

É importante que a roupa de cama fique guardada em local fresco e bem arejado para que não haja risco de mofo. Deixar as peças em local muito exposto pode empoeirar o jogo.

Uma possibilidade interessante é investir em saquinhos de TNT. Esse tipo de material protege a roupa de cama e ainda a deixa “respirar”. Para as peças que são usadas com menor frequência, o uso do saquinho é ainda mais recomendado.

Cuidados que fazem a diferença!

Essas dicas simples vão fazer toda diferença na sua organização de roupa de cama. Vale a pena reservar um tempinho do seu dia para colocar essas ideias em prática. Lembre-se de como é agradável descansar numa cama bem-arrumada e cheirosa! 

O que você achou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam a organizar melhor a roupa de cama.