Um dos maiores gastos de começo de ano para pais de crianças e adolescentes é o de comprar material escolar. Os reajustes sempre acontecem e, portanto, toda economia é bem-vinda, qualquer seja a situação financeira da família.

Arcar com toda a lista e ainda agradar os gostos pessoais dos pequenos pode ser difícil, mas com alguns cuidados, todos saem satisfeitos.

Acompanhe a seguir nossas 5 dicas para economizar ao comprar material escolar!

1. Analise o que pode ser reaproveitado

Antes de sair com a lista em mãos, separe um tempo em casa para verificar junto com seus filhos tudo que pode ser reaproveitado. Até porque nem sempre é necessário comprar novos lápis de cor, estojo, mochila ou mesmo cadernos, quando os do ano anterior ainda podem ser utilizados.

Pode parecer pouco, mas cada item que você deixa de comprar é dinheiro que sobra no orçamento para ser guardado ou usado para satisfazer um ou outro mimo para os pequenos.

As folhas em branco de cadernos antigos são muito bem-vindas para fazer um caderno inteiramente novo, usar para estudar em casa, para tarefas artesanais ou outros. As folhas usadas também trazem vantagens, pois algumas papelarias aplicam porcentagem de desconto nas suas compras de acordo com o volume de folhas levadas para reciclagem.

2. Procure livros didáticos seminovos

Grande parte das séries utiliza livros didáticos por apenas um ano. Então, é sempre bom conversar com responsáveis de crianças que estejam em anos escolares à frente do seu filho para conseguir livros seminovos — acredite, essa ação simples gera uma economia impressionante!

Para quem vende os livros seminovos também é vantajoso: afinal, entra um dinheiro a mais para comprar o material escolar do ano atual.

No entanto, para esse tipo de transação ser possível, é preciso ensinar às crianças a importância de cuidar bem dos livros. Para que outros possam usá-los, eles não podem ser riscados com canetas, rasgados ou danificados de qualquer maneira. Mesmo porque ninguém quer dar ao filho um livro que o desestimule a estudar, certo?

3. Pesquise para encontrar bons preços

A pesquisa é essencial para encontrar as melhores oportunidades, uma vez que o mesmo produto em diferentes lojas pode ser várias vezes mais caro! Por isso, antes de começar a comprar material escolar, visite pelo menos três lojas especializadas no setor.

Uma boa maneira de não se perder nos preços é anotar, em uma tabela ou na própria lista de material, os valores de cada produto de acordo com a loja visitada. Só depois de fazer essa comparação detalhada vai ser a hora de partir para as compras.

Outra ótima estratégia é montar um grupo de pais de alunos para fazer uma pesquisa ainda mais ampla. Forças tarefas assim ainda têm o benefício extra de conseguir descontos por quantidade — o que é bom para todos.

4. Compre em lojas de departamento

Nas lojas de departamento, é possível encontrar desde os livros didáticos até os tênis e a mochila daquele personagem preferido do seu filho. Só isso já proporciona uma economia de tempo crucial para pais que trabalham muito e têm pouco tempo para ir atrás do material.

Muitas lojas de departamento oferecem ainda os mesmos descontos de livrarias e papelarias para pais que se juntam para comprar material escolar. Além disso, existe o privilégio de poder usar o cartão private label, que proporciona diversas facilidades de pagamento a prazo.

5. Faça um planejamento anual

Para não entrar em apuros nunca mais, é fundamental fazer um planejamento anual de gastos, que vai servir para equilibrar o orçamento da família. Anotem tudo — ganhos, gastos fixos e supérfluos — para descobrir o que tem que ficar e o que vai sair para melhorar a situação financeira da casa.

À medida em que controlam os gastos, é mais fácil economizar ao longo do ano todo, tanto para comprar material escolar ou para planejar aquela viagem dos sonhos nas próximas férias.

Acima de tudo, não tenha vergonha de pechinchar! Não esqueça: até as menores taxas de descontos são benéficas em longo prazo.

Agora que já conferiu nossas 5 dicas para poupar na hora de comprar material escolar, ajude todo mundo a economizar também compartilhando nosso post em suas redes sociais!