Um dos itens mais importantes do enxoval da casa é a roupa de cama. Um jogo de lençol bem escolhido deixa a cama convidativa para uma agradável noite de sono e descanso. Até o quarto fica bonito quando a cama está bem arrumada, não é mesmo?

Já parou para pensar em como é bom deitar em um lençol macio com um travesseiro fofinho? E nas noites frias? Nada mais aconchegante que um edredom para se manter aquecida.

No post de hoje, vamos listar para você itens essenciais para organizar o kit de roupa de cama para sua casa. Então, não saia daí e confira as dicas agora mesmo!

Para não errar na hora da compra

Antes de falar sobre os itens que devem compor o seu kit de roupa de cama é importante esclarecer sobre dois detalhes que fazem diferença na hora da compra: tamanho e material!

Tenha sempre em mãos as medidas do colchão, como largura, altura e comprimento.  Sempre que possível, escolha as peças de algodão, pois esse material tem maior durabilidade e é muito macio no toque com a pele. Além disso, por ser uma fibra natural, o algodão não causa alergias.

As peças que não estão em contato direto com a pele podem ser confeccionadas com material sintético, que tem preço melhor, mais amigo.

1. Lençol

Essa é a peça que cobre o colchão e fica em contato direto com a pele. Quanto mais macio ele for, melhor será a experiência. A maioria dos lençóis é de elástico nas pontas, para facilitar a fixação no colchão.

Para manter sua cama sempre limpa e fresca, invista em 3 peças. Assim você consegue fazer a troca da roupa de cama semanalmente: enquanto um jogo estiver lavando, um está sendo usado e outro ficará de reserva.

2. Cobre leito

Também chamado de lençol com vira ou lençol de cima, essa peça é usada para nos cobrir.  Por isso, também é recomendado que seja de algodão. O número de peças deve acompanhar a quantidade de lençol.

3. Fronha

A fronha é a peça que cobre o travesseiro e fica em contato direto com a pele do nosso rosto. O algodão é o material mais indicado. Ela, junto com o cobre leito e o lençol, forma o jogo de lençol, que é o kit mais básico de roupa de cama. A quantidade de pares de fronhas (cama de casal com dois travesseiros) deve seguir a de lençol. 

4. Edredom ou cobertor

Para aplacar o frio da madrugada, invista em pelo menos 1 edredom e 1 cobertor. Quando a temperatura cai, são essas duas peças que nos permite dormir mais aconchegante. Se não for possível ter os dois, escolha um de sua preferência.

5. Colcha

As colchas são responsáveis por deixar a nossa cama bonita e arrumada. Em geral, elas vêm acompanhadas de capa para travesseiros. Duas opções de colchas são suficientes para variar o visual do quarto. Elas não precisam ser trocadas sempre junto com o jogo de lençol — dá para usar por uns 15 dias —, pois sujam bem menos porque não ficam em contato com a nossa pele. 

6. Manta

Vale a pena investir em uma manta. Além de ajudar a aquecer nas noites de frio, elas dão um toque todo especial na decoração do quarto.

7. Protetores

O kit de roupa de cama deve conter um protetor de colchão e um para cada travesseiro. Eles são importantes porque protegem o colchão e o travesseiro da poeira do dia a dia e do suor da nossa pele. A higienização dos protetores pode ser feita a seco, com uso de aspirador de pó, uma vez ao mês.

Um kit de roupa de cama valoriza a decoração do quarto

Ter um kit de roupa de cama bem organizado vai proporcionar noites de sono mais confortáveis. Além disso, manter a sua cama sempre bonita vai valorizar a decoração do seu quarto.

Lembre-se de que é nesse ambiente da casa que você descansa e recupera as energias para o dia seguinte. Nada mais justo que esse momento de relaxamento seja numa cama aconchegante, concorda?

Deixe aqui o seu comentário. Vamos adorar saber a sua opinião.