Toda mulher já se deparou com uma ou mais peças do guarda-roupa feminino e achou que não cairia bem em seu corpo. E isso acontece com frequência quando tal peça é a calça pantacourt.

Mesmo antes de experimentar, muitas mulheres torcem o nariz para esse modelo de calça. Também conhecida como pantalona curta, ela tem a barra mais larga e o comprimento fica entre o joelho e o tornozelo. Por causa dessa modelagem peculiar, muitas mulheres preferem evitar o modelo. 

Mas o que muita gente não sabe é que a calça pantacourt é bastante democrática, podendo ser usada por pessoas dos mais diferentes biotipos. Quer saber mais? Então, continue com a leitura!

Calça pantacourt: escolha de acordo com o corpo

Mulheres de estatura mais baixa podem usar esse modelo sem medo de “achatar” a silhueta. Basta recorrer a truques que dão a ilusão de aumentar a estatura, como saltos e detalhes que alongam, como listras verticais, colares e decote em V.

Se você tem quadril mais largo e não se sente segura para usar o modelo, prefira as de corte reto e sem bolsos. Assim, você não cria volume. Mulheres plus size também podem seguir esse truques e evitar escolher as largas demais, caso não queiram passar a impressão de medidas maiores. Nesse caso, outra dica é usar uma peça ou acessório que marque a cintura.

Já as gestantes podem combinar o modelo pantacourt com blusas mais ajustadas ao corpo, deixando em evidência a barriguinha. Se quiserem alongar a silhueta, podem recorrer a uma sapatilha de bico fino.

Conheça os tipos e modelos mais comuns

1. Alfaiataria

Os cortes retos e a modelagem estruturada da alfaiataria dão à calça pantacourt um ar mais sério. Essa peça pode ser usada para um visual mais elegante e em situações um pouco mais formais. Você pode combinar com camisas, sapatos fechados, saltos e blazer.

2. Jeans

A pantalona curta feita com o tecido mais democrático de todos é perfeita para situações mais casuais, em combinações despojadas. Não tenha medo de escolher uma pantacourt jeans se a proposta for criar uma produção sem formalidades.

3. Couro

O tecido nobre dá um toque de sofisticação a esse modelo de calça, tornando a peça mais adequada para situações que exigem um look mais arrumadinho. A pantacourt de couro marca mais o visual e é perfeita para as temperaturas amenas e o clima do outono. Use com acessórios poderosos!

4. Estampa floral

A pantalona curta de tecido estampado cria um efeito alegre e divertido. Escolha uma calça com estampa floral se você quiser experimentar um visual que é a cara da primavera-verão. Para dar destaque à estampa, combine com peças de cores neutras.

Agora você já sabe o que é uma calça pantacourt, por que ela está na moda e os cuidados que você deve ter em mente na hora de combiná-la com outra peça.

Antes de ler este texto, o que você achava da calça pantacourt? Já era adepta do modelo ou nunca se imaginou usando? Queremos saber sua opinião sobre a peça e com qual das sugestões que apresentamos você se identificou mais. Compartilhe suas impressões nos comentários!