Foi-se o tempo em que se dizia “proibido” para determinada roupa. Hoje em dia, você pode vestir o que quiser independente de ser alta, gordinha, baixa ou magra. E isso vale para roupas de banho também: o biquíni ideal é aquele que faz com que você se sinta bem!

Mas, apesar da libertação, vale sempre lembrar que alguns modelos podem combinar melhor com o seu estilo e ainda valorizar o formato natural do seu corpo.

Algumas peças caem melhor em quem tem quadril estreito, busto grande, bumbum maior e por aí vai.

Para ajudar você, apresentamos abaixo alguns modelos e explicamos para que formato de corpo são mais indicados. Confira!

1. Cortininha

Modelo clássico, o sutiã em formato de triângulos fixos cai bem em quem tem seios pequenos ou médios, pois valoriza o busto — especialmente se a peça for estampada.

Geralmente esse modelo acompanha calcinha de lacinho, que é também perfeita para quem tem quadril estreito. Deve ser evitado se você tiver um seio muito grande. Isso porque a peça não oferece a sustentação necessária.

2. Hot pants

Com a cintura mais alta que a média, esse é um modelo que cai bem em quem tem quadril estreito, pois chama mais a atenção para a parte de baixo da roupa de banho.

Quem está um pouco acima do peso também pode aderir à hot pant, que não marca o corpo e ainda segura o abdome — caso você se sinta bem dessa forma.

3. Croppeds / Top

Os modelos em formato de top e cropped caíram no gosto das brasileiras e já são vistos há muitos verões. É uma peça bastante estilosa, que pode inclusive acompanhar você em um programa após o banho de mar.

É perfeito para quem pratica esportes aquáticos. Tops estampados podem incomodar quem tem busto grande, pois dão uma sensação de “achatar”.

4. Tomara que caia

É o modelo ideal para quem tem seios médios. A peça é caracterizada pela ausência de alças, que são compensadas com bojos e suportes de sustentação para os seios.

Super feminino, o tomara que caia em formato de faixa deve ser evitado por quem tem seios pequenos, pois não valoriza a área. Já para quem tem busto grande, a peça não é indicada, por não oferecer sustentação.

5. Maiô

Democrático e atemporal, o maiô é uma peça de verão que vem ganhando muitas releituras, o que só faz com que ganhe cada vez mais adeptas.

Fica bem em quem tem mais busto, pois não marca os seios grandes, e em quem quer disfarçar a barriga ou algo que incomode. Mas os modelos “engana mamãe” e outros cavados nas laterais também são usados por mulheres de todos os tipos de corpos. 

6. Estampas e recortes

Entender os efeitos de recortes e estampas do biquíni é tão importante quanto conhecer o seu modelo ideal.

Babados e recortes tendem a criar volume e chamar a atenção para a região. Peças estampadas com padronagem grande ficam melhor em quem tem pouco busto, cintura mais fina ou quadril estreito.

Quem tem seios grandes ou um pouco mais de barriga deve optar por cores neutras ou estampas com padrões menores ou mais discretas. 

Listras verticais criam a ilusão de reduzir volume, por isso, são aliadas de quem quer reduzir medidas.

Esse guia pode ajudar na busca pelo biquíni ideal, mas não é uma cartilha com regras! Experimente os modelos que lhe agradam e observe como você se sente usando. O importante é se sentir bonita, à vontade consigo mesma, relaxando e aproveitando a praia ou piscina da forma mais confortável.

Se acredita que essas dicas podem ajudar outras mulheres também, compartilhe o post nas redes sociais!