Você já reparou que algumas modas acabam voltando com o passar dos anos? Foi assim com os óculos coloridos, os bonés, os chinelos tipo Rider e agora é a vez do casaco na cintura!

Esse look era muito comum nos anos 90, especialmente entre os grunges e skatistas, que utilizavam essa moda para manter os braços livres e não precisar carregar o casaco nas mãos. Agora, a composição evoluiu e aceita muito além da calça jeans larga combinada com tênis. Vestidos, leggings, saia, saltos: tudo vai bem nesse look, que é uma forte tendência do outono-inverno.

Quer saber como usar o casaco amarrado na cintura e deixar o seu visual bem descolado? Continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Escolha os tecidos com cuidado

Na hora de usar o casaco na cintura, é fundamental pensar sobre a peça que será amarrada. Estampas são bem-vindas e o xadrez, especialmente em flanela, é a principal tendência, por remeter diretamente aos anos 90. Outro modelo que vai bem nesse look é a jaqueta bomber, queridinha da estação.

Uma dica é priorizar tecidos que valorizem a forma natural do seu corpo: se você tem ombros mais largos que quadris, pode usar o casaco com tecidos mais grossos, como o jeans, para dar mais volume à parte de baixo e equilibrar a silhueta. Caso tenha quadris mais largos, você pode evitar adicionar mais volume nessa parte do corpo, escolhendo tecidos mais leves e finos.

Harmonize as cores

Mulheres que gostam de parecer mais altas devem tomar cuidado com o casaco amarrado na cintura, já que dividir o corpo ao meio com a peça pode passar a impressão de menor estatura. Se a ideia é alongar a silhueta, ao escolher a peça que vai amarrada, prefira as que sejam da mesma cor do vestido ou tente fazer uma composição mais monocromática.

Caso você tenha estilo mais despojado ou queira chamar mais atenção com o look, uma alternativa é investir em um visual colorido usando cores que se complementam e harmonizam bem entre si, como o azul e o verde, o azul e o vermelho e o vermelho e o rosa millennial.

Amarre na altura certa

Outra dúvida comum na hora de usar o casaco amarrado na cintura é quanto à altura: onde amarrar o casaco, especificamente? Tudo depende do efeito que você quer e das peças que vão compor o look: se estiver usando calça ou saia cintura alta, é melhor amarrar na divisa entre as duas peças.

Se optar por um vestido, pode usar o casaco amarrado mais em cima, para compor um look feminino e ao mesmo tempo descolado. Isso ajuda a afinar a silhueta e aumentar transmite a sensação de pernas mais longas.

Componha com o sapato ideal

Antes, o casaco amarrado na cintura era mais usado com botas e tênis, que ainda continuam uma ótima opção de combinação. Mas hoje em dia, o look ficou mais livre e tem como usá-lo oxford, mocassim e até com salto alto!

Mas tome cuidado com o ambiente: lugares de trabalho mais formais ou ocasiões que pedem uma produção mais arrumadinhas não combinam tanto com o casaco amarrado na cintura, pois este dá ao look ar jovial e bem informal.

Todas essas dicas são válidas, mas procure testar cada uma delas para escolher a que mais combina com você. A moda hoje é bem livre e você pode abusar de cores, estampas e combinações para deixar seu dia a dia ainda mais bonito, cheio de estilo e com a sua cara.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Comente no post sobre o casaco na cintura ou faça a sua pergunta! Estamos esperando a sua participação!