Aconchego, conforto e privacidade. Essas três palavrinhas definem a importância de se ter cortina para quarto. Ela controla a incidência de luz no ambiente, dá um toque especial na decoração e permite ter privacidade mesmo com a janela aberta.

Se você ficou animada com essas vantagens, acompanhe o post e aprenda a escolher cortina para quarto.   

É necessário ter uma cortina para quarto?

Já adiantamos que a resposta é sim, mas vamos explicar detalhadamente os motivos!

Decoração  

Uma cortina é capaz de trazer muito charme para o ambiente compondo a decoração da casa. Dependendo da estampa, pode deixar o espaço mais alegre ou dar um toque de sofisticação.

Conforto  

Ter controle da claridade é algo que traz benefícios para nossa saúde. A cortina escura ou com blackout proporciona um sono mais recuperador. Durante o dia, ela pode controlar a incidência da luz deixando uma claridade confortável. Ela funciona também como barreira do vento e poluição.

Privacidade  

Às vezes a gente fica com vontade de abrir a janela para refrescar o quarto, mas, para manter a privacidade preferimos deixa-la fechada. A cortina certa é uma ótima alternativa nesse impasse. Com ela, é possível deixar a janela aberta mantendo a intimidade preservada, já que o tecido tira a visão dos vizinhos de dentro do seu quarto.  

Como definir o tipo de cortina?

No mercado há uma infinidade de modelos e fica até difícil escolher a mais adequada. Para facilitar sua vida, separamos alguns critérios para ajudar na escolha. Confira!

Escura ou clara?

Para acertar no visual da cortina, o ideal é que ela combine com a decoração do seu quarto. Há possibilidades bacanas de combinação:

  • se o quarto for decorado em com cores claras, você pode ter um cortina em cores vibrantes para alegrar o ambiente;
  • ou pode manter a cortina neutra para criar uma atmosfera sofisticada;
  • se o quarto tiver muitas tonalidades fortes, você pode optar por tecido em tons pasteis para dar leveza;
  • ou manter o ambiente cheio de personalidade, investindo em cores vibrantes.

Na hora de definir a tonalidade, pense no estilo que mais lhe agrada: romântico, rústico, clássico etc. O ideal é deixar o quarto combinando com você! 

Qual tecido?

Nesse item vamos precisar ter definido o grau de claridade que você deseja preservar. Tecidos claros e fluidos permitem maior incidência da luz. Se esse é o seu caso, busque por tecidos leves como seda, rendas e organza. Eles costumam dar um ar romântico ao quarto.

Agora, se você deseja uma cobertura maior, escolha tecidos mais grossos ou, então, faça uso do blackout. Os tecidos encorpados como brim, lona, chenille e veludo dão bastante personalidade ao ambiente.

E na hora de lavar?

Outro fator que se deve levar em consideração na escolha do tecido é a questão da limpeza. Se você pretende lavar a cortina em casa, busque por tecidos que possam ser colocados na máquina, como algodão, brim, sarja e poliester. Isso facilita a rotina!

Varão ou trilho?

As cortinas de varão são práticas, versáteis e modernas. São bem fáceis de manusear e de limpar. No mercado há opções de varão em madeira, em metal, cromado, pintado de variadas cores etc. Por ser decorativo, o varão não precisa necessariamente ser colocado rente a teto.

Já o trilho fica melhor afixado rente ao teto. Também são práticos e podem ser usados em quartos de diversos tamanhos. O trilho tem uma vantagem que é a possibilidade de maior quantidade de pregas no tecido. Isso aumenta o volume da cortina e dá um visual bonito.

Como acertar no tamanho?

A dica aqui é observar a altura da sua janela e a distância que ela fica do teto. O varão deve ficar a 20 cm da janela. Se for trilho, o ideal é que saia do teto. Vale lembrar que a cortina longa é mais elegante. Entretanto, se houver um móvel debaixo da janela, é melhor optar pela cortina mais curta. Na lateral, o tecido deve sobrar de 25 a 30 cm de cada lado.

Com essas informações você já pode escolher a cortina para quarto mais adequada ao seu estilo. Aproveite agora para assinar a newsletter e receber dicas sobre decoração, utilidades do lar e moda.