Acompanhar as novidades do mundo da moda pode exigir mais atenção do que se imagina. A cada estação, são lançadas novas coleções, os desfiles são bastante concorridos e os jornalistas correm para transmitir tudo que está em alta — o mais rápido possível!

Mas existem termos desse universo que são um pouco difíceis de entender e, por esse motivo, resolvemos fazer um breve glossário de moda.

Se você tem alguma dificuldade em compreender algumas das palavras usadas pelos estilistas e outros profissionais dessa área, não se preocupe! Selecionamos os 15 termos mais utilizados para que não haja mais dúvidas. Acompanhe!

Glossário de moda: 15 termos que você deve conhecer

Veja a seguir o significado de algumas das palavras muito utilizadas no universo da moda.

1. Alfaiataria

 A origem desse termo está na profissão de alfaiate — o responsável por confeccionar peças masculinas como ternos, calças e coletes. As peças de alfaiataria apresentam uma estrutura inspirada nessas roupas masculinas, mas também são criadas para o público feminino.

2. Alta costura 

Este termo remete às marcas de moda francesas que atendem aos mais rigorosos critérios de qualidade e produção — as peças são feitas à mão por profissionais renomados, sob medida e com tecidos nobres.

Somente em Paris existem marcas com essa definição, pois lá foi criado, em 1910, o sindicato da Alta Costura, que regula e define quem são os estilistas que fazem, realmente, produtos com o nível de qualidade exigido.

3. Animal print

Uma peça com animal print é aquela que possui uma estampa que imita a pele de alguns animais. Os mais comuns são couro de cobra, leopardo, onça e zebra.

4. Boho 

Essa é uma abreviação da palavra em inglês “bohemian”, que significa boêmio. O boho remete a uma mistura de estilos mais despojados e alegres, como o country e o cigano. As peças que compõem os looks são saias e vestidos longos, batas com pedrarias coloridas, botas e bolsas com franjas, sandálias rasteiras etc.

5. Chemisier 

É um vestido que apresenta forma parecida com a de uma camisa de botões masculina. Na verdade, a aparência dessa peça é a de uma camisa masculina mais comprida.

6. Cropped 

A palavra traduzida do inglês significa recortado. A roupa cropped nada mais é do que um modelo bem mais curto do que o padrão, seja de blusas ou de calças.

7. Customizar

Este termo é usado para definir o trabalho de modificar uma peça pronta, repaginando a roupa por meio de recortes e aplicações de novos materiais, com o objetivo de deixar o modelo diferente de como era originalmente.

8. Hype

Com a pronúncia “raip”, na moda, o termo define algo que esteja fazendo muito sucesso, que está em alta e sendo bastante usado.

9. Midi

Roupas midi são aquelas com o comprimento mediano, exatamente abaixo do joelho.

10. Minimalismo

O minimalismo é um estilo que possui uma estética mais limpa e simples, com cores neutras e pouca informação visual.

11. Modelagem

É o método de execução das peças, que são desenhadas em vários moldes de papel para que os tecidos sejam recortados e costurados.

12.  Prêt-à-porter

É o oposto da Alta Costura. São coleções de roupas que já estão prontas para o uso, pensadas para atrair o maior número de consumidores de forma rápida.

13.  Retrô

É um estilo de roupas novas inspiradas nas produções do passado.

14.  Trendsetter

São as pessoas ou veículos de moda que lançam as novas tendências.

15.  Vintage

Esse termo é usado para se referir a peças antigas, que muitas vezes têm seus preços inflacionados, por serem de uma época passada.

E aí, gostou do nosso glossário de moda? Esperamos que seja de grande ajuda para que você continue por dentro das novidades e entendendo tudo desse universo tão rico e cheio de informações.

Ainda restou alguma dúvida? Tem algum termo que você acha legal compartilhar e não está na nossa lista? Deixe um comentário abaixo com sua opinião. Vamos adorar!