Durante muitas décadas, o mercado da moda se baseou em padrões excludentes que estabeleciam uma numeração de roupas que ia, em média, até o tamanho 44. Esse padrão, no entanto, não atendia à realidade da população, e muitas lojas de roupas passaram a oferecer também outras variedades de peças que, hoje, se enquadram no conceito de moda plus size.

Antes desse segmento surgir no mundo, incluindo no contexto brasileiro, as pessoas que precisavam de roupas com tamanhos maiores recorriam a estabelecimentos especializados ou faziam suas peças sob encomenda. Felizmente esse cenário vem mudando, e hoje é possível encontrar lindos modelos de roupas plus size, com opções que vão muito além do GG para roupas ou do número 39 para os calçados.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre a presença da moda plus size nas lojas de departamento. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Moda plus size: como é esse mercado no Brasil?

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Esses números revelam que a maioria dos brasileiros não se encaixa no “padrão” até então adotado como referência na produção de vestuário, apontando para a necessidade de uma mudança no setor.

A indústria de roupas entendeu esse cenário e adaptou o seu modo de produção. A busca do público por roupas plus size foi se tornando cada vez mais abrangente e logo alcançou outros nichos do mercado têxtil, como os segmentos de biquínis e lingeries. De acordo com o SEBRAE, esse mercado cresce em torno de 6% no país, anualmente.

Esse movimento também foi acompanhado por uma valorização dos corpos e da beleza de pessoas — em especial as mulheres — com esse perfil. De blogs a perfis nas redes sociais, de programas de televisão a capas de revistas, esse público passou a ganhar mais espaço e reconhecimento na mídia.

E se antes os tamanhos maiores atendiam os usuários apenas no quesito funcionalidade, as roupas plus size hoje são criadas seguindo as mesmas tendências usadas das demais. Isto é, elas são pensadas dentro de um processo criativo, que considera a modelagem, as estampas e as tendências do mundo fashion como um todo.

Por que as empresas estão apostando no plus size?

Com a procura crescente por roupas plus size, muitos empresários viram nesse nicho uma oportunidade para investir e alavancar seus negócios. Assim, começaram a surgir marcas, tanto lojas físicas quanto virtuais, focadas apenas em moda plus size. Da mesma forma, magazines e lojas de departamentos passaram a incluir em suas seções um espaço para esse segmento. 

Atualmente, já existem diversas lojas de departamentos que oferecem modelos de roupas pensados exclusivamente para o público plus size. Aliás, esse mesmo público encontra peças plus size nas Lojas Nalin, que há tempos aposta no segmento para atender uma demanda mais diversa.

Agora que você já conhece as características da moda plus size, vai ficar fácil encontrar lindas peças nesse estilo em nossas lojas! Gostou desse post e quer continuar acompanhando outras dicas de moda e estilo? Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog diretamente no seu e-mail!