Para desfrutar de um quarto bonito e aconchegante, é fundamental caprichar na arrumação da roupa de cama. Afinal, é nela que você passará uma das partes mais importantes do seu dia: o momento do repouso.

Confira no post de hoje os itens necessários que não podem faltar na hora de comprar roupa de cama para o seu enxoval!

Dicas para comprar roupa de cama

Nem sempre comprar roupa de cama é uma tarefa fácil. Ás vezes bate aquela dúvida sobre cores, estampas, quantidade de peças, tamanho etc. Para facilitar essa tarefa, listamos tudo o que você precisa saber antes ir às compras. Veja abaixo:

1. Dê preferência às peças de algodão

O algodão é o melhor tecido para as peças que ficam em contato com a pele, como o lençol, o cobre leito e as fronhas. Além de ser muito macio e confortável, ele não causa alergias na pele e tem um ótimo custo-benefício. Também é um material durável e fácil de lavar.

2. Saiba o tamanho do enxoval

O que as pessoas mais erram na hora de comprar roupa de cama é o tamanho do enxoval. Pois saiba que comprar itens grandes ou pequenos demais é um erro: mesmo que as peças caibam na sua cama, elas podem relaxar ou arrastar no chão, o que diminuirá sua durabilidade.

Para que isso não ocorra, lembre-se de anotar todas as dimensões da cama antes de ir às compras, incluindo largura, comprimento e altura do colchão.

3. Escolha os itens certos

Os kits completos são a forma mais prática de garantir que tudo combinará no seu quarto e que não faltará nenhuma peça do enxoval. O kit básico inclui um lençol, duas fronhas e um cobre leito, mas há kits mais completos que trazem também a colcha com as capas de travesseiros.

Todas essas peças deixam a cama muito bonita e elegante. Evite comprar os itens separados, pois na hora da arrumação eles podem destoar um do outro e comprometer a harmonia do quarto.

4. Compre a quantidade necessária

A quantidade de peças é um algo muito importante para manter a cama sempre limpa e bem arrumada. Se você está montando seu enxoval, o ideal é investir em pelo menos 3 jogos completos. Assim, você consegue trocar o jogo de cama semanalmente, tendo um de reserva enquanto o outro está sendo lavado.

Lembre-se que comprar roupas de cama em excesso pode trazer transtorno na hora de guardar as peças. Então, se você não dispõe de muito espaço e armários, vá com calma!

5. Combine as peças com a decoração do quarto

Para um quarto bonito e bem decorado, capriche na escolha das cores e estampas dos jogos de roupa de cama. A dica aqui é a seguinte: se o quarto for claro, com decoração clean, invista em roupas de cama com cores vibrantes e estampas variadas. Mas se o ambiente for mais chamativo, escolha peças mais neutra e claras. Dessa forma você equilibra as cores e o visual.

A importância de comprar roupa de cama em lojas físicas

Um fato que interfere diretamente no sucesso da compra é tocar e sentir as peças que compõem o jogo de roupa de cama. Jamais abra mão de tocar no tecido, sentir a textura e a maciez. Além disso, ao abrir e pegar nas peças do kit, você consegue verificar as cores, observar as tonalidades das estampas e o acabamento das peças.

Tudo isso só pode ser feito pessoalmente, em lojas físicas. Por isso, a dica aqui é evitar comprar roupa de cama pela internet. Lembre-se que o monitor do computador não revela com exatidão as cores e os detalhes das estampas.

Nas lojas físicas, os vendedores também poderão te auxiliar na escolha das peças de acordo com as suas necessidade e preferências. Seguindo essas orientações, você não terá mais problemas para comprar roupa de cama!

Quer conferir outras dicas de decoração e funcionalidade para a sua casa? É só seguir a gente nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!