Cada espaço da casa tem uma função especial, mas nem sempre conseguimos valorizar o ambiente da melhor forma. Prova disso é que o banheiro, muitas vezes, fica em segundo plano na decoração. Escolher o tapete para banheiro adequado já é um bom começo.

Mas fazer a escolha certa pode ser um desafio. Na hora de eleger os itens para compor o espaço do banheiro, é normal ter dúvidas sobre o que levar e por onde começar a compra. Afinal, são tantas opções de produtos que até um profissional de decoração pode ficar confuso, não é verdade?

Há alguns critérios que você pode levar em consideração para acertar em cheio na escolha do tapete do banheiro. Continue a leitura e confira 4 dicas!

1. Tamanho e forma

Um dos erros mais comuns de quem compra um tapete para banheiro é não atentar para o espaço disponível no ambiente e a forma do modelo. Se considerarmos a pia, o vaso sanitário e o box, esses erros se multiplicam.

Antes de ir para a loja ou iniciar uma compra virtual, use uma fita métrica para tirar as medidas das áreas que os tapetes vão ocupar. Tente imaginar o formato dos tapetes que caberiam nesses espaços, sem faltas ou excessos.

2. Textura

Por ser um lugar que pode ficar molhado facilmente, o banheiro é um ambiente onde ocorrem muitos acidentes. Isso o torna bastante perigoso para crianças e idosos.

Por essa razão, é importantíssimo estar atento à textura do tapete do banheiro, especialmente se a superfície for lisa ou escorregadia. As opções mais recomendadas são os modelos produzidos com base antiderrapante, que aderem melhor ao piso, evitando a ocorrência de quedas e escorregões.

3. Cores

É claro que todo mundo quer escolher um tapete bonito e que combine com as outras peças do banheiro. Portanto, na hora de escolher a cor do tapete, leve em conta a harmonia do espaço. Como há uma infinidade de modelos tanto neutros quanto estampados, o desafio é escolher um que valorize a decoração.

Se você quer manter a discrição, aposte em cores neutras. A dica vale também para um banheiro de cores intensas e vibrantes, já que o tom neutro do tapete vai ajuda a equilibrar.

Mas se o seu banheiro é bem básico ou até meio sem graça, aposte em um modelo com estampa chamativa ou cor mais forte, para dar um toque de personalidade ao espaço.

4. Materiais

Lembre-se de que o tapete vai ficar no lugar da casa que mais tem contato com a umidade. Para evitar a proliferação de fungos e a ocorrência de mofo, o mais indicado é escolher um tapete que tenha fios mais baixos, pois isso facilita a secagem da peça.

Além disso, é fundamental escolher corretamente o material do tapete. O mais indicado é a fibra sintética, que pode ser de acrílico, poliéster ou náilon.

Seguindo essas dicas, a gente aposta que você terá bem menos dúvidas na hora de escolher o modelo ideal de tapete para banheiro.

Gostou do post? Aproveite a visita e assine a newsletter das Lojas Nalin para receber gratuitamente conteúdos como este, com sugestões para você decorar melhor a sua casa!