No mundo da moda, há uma regra conhecida: “um acessório consegue mudar a roupa”. E isso vale para o bem e para o mal. No post de hoje, vamos usar essa regra para o bem, é claro. E o acessório em questão é a bolsa feminina — tão útil e popular entre mulheres de várias idades e estilos.

Você já se pegou com dúvida na hora da escolha da bolsa? Ou insegura na hora de combiná-la com o look? Tenho certeza que sim, pois isso é comum entre as mulheres. O conteúdo de hoje é exatamente para te ajudar a escolher o modelo certo de bolsa feminina para cada ocasião.

Continue a leitura e não tenha mais dúvidas!

Uma breve história da bolsa

Registros bem antigos das pirâmides egípcias retratam pessoas com sacos amarrados na cintura. Na idade média, alguns colocavam seus poucos pertences também em sacos e carregavam junto ao corpo.

Esses dois exemplos servem para ilustrar que a bolsa não é um acessório recente na humanidade. O seu uso é tão antigo quanto a nossa necessidade de organizar os pertences.

Mas foi após a Revolução Industrial que o comércio relacionado à moda foi ampliando e sofisticando o uso da bolsa, que passou a ganhar status de acessório feminino, tal como vemos hoje.

Tipos de bolsa feminina 

Que uma bolsa bonita completa o visual, não há dúvidas. Que é um acessório indispensável, também não questionamos. Mas, afinal, como decidir com que bolsa eu vou?

Escolher a bolsa ideal nem sempre é fácil. Há tantos modelos e cores que, às vezes, ficamos perdidas sem saber qual delas é adequada. Para facilitar, organizamos abaixo uma lista com as ocasiões e o tipo de bolsa feminina mais apropriada. Aproveite!

Para o trabalho: bolsa estruturada

Caso o seu dia a dia de trabalho não exija o uso de uma pasta, a dica é investir em uma bolsa estruturada. Confeccionada com materiais mais rígidos, essa é uma opção muito versátil e elegante que vai bem com calça social, terninhos e vestido tipo tubinho.

Em geral, a bolsa estruturada tem um tamanho médio ou grande. Nela cabem muitas coisas: carteiras de documentos, óculos de sol e de grau, nécessaire com itens de maquiagem para retoque, celular, carregador e agenda. Para garantir a versatilidade, compre em cores neutras, para combinar com os looks discretos do trabalho.

Para o passeio: bolsa shopper

Como o próprio nome indica, é para passear e abrigar algumas comprinhas. Esse tipo de bolsa feminina, também conhecida como shopping bag (bag em inglês é bolsa/mala), é espaçosa e confortável. Cabe tudo que uma mulher precisa.

Nesse modelo você pode arriscar um pouquinho nas cores e estampas, mas sem exageros. Essa bolsa é perfeita para looks mais despojados, descontraídos e casuais: short, vestido longo florido etc. Até mesmo roupas esportivas vão bem com as shoppers.

Para encontros casuais: bolsa transversal

É uma opção muito feminina e charmosa! Aparece na versão média ou pequena e, por ter uma alça fina e delicada, combina com diversos tipos de roupa. As cores também podem variar bastante. O material varia menos, pois as bolsas transversais costumam ser de couro (fosco ou com verniz).

Não dá para levar tudo dentro dela, mas as mãos ficam livres — e isso é uma super vantagem! Enfim, é um acessório bem democrático.

Para festas: carteira ou clutch  

Esse modelo é bastante limitado em relação ao espaço. Dentro dela cabe apenas o essencial para ir a uma festa: documento, cartão ou dinheiro, batom, chave e celular. No quesito cor, o céu é o limite! Há opções lisas, bordadas, com renda e pedraria, customizadas etc. As clutch de festa são variadíssimas, tem uma para cada gosto e modelo de vestido de festa.

O que achou das dicas de hoje? Pronta para desfilar por aí com a bolsa feminina ideal? Na nossa newsletter há outros conteúdos bacanas. Clique aqui para receber em primeira mão!