Quem já montou uma casa sabe que é viciante escolher e comprar utensílios domésticos. Mas, para quem está começando uma vida nova em um cantinho só seu, é normal que essa pareça ser uma tarefa difícil. 

Os utensílios de cozinha estão entre os que mais ganharam em design nos últimos anos, rompendo a barreira da mera utilidade e se transformando em artigos que compõem a decoração de um lar. 

Quer saber quais os 10 itens que não podem faltar na sua cozinha? Continue conosco! 

1. Formas e assadeiras 

A maioria das marcas hoje em dia conta com assadeiras de diversos acabamentos e geometrias. Algumas são específicas para confeitaria, enquanto outras recebem qualquer alimento que precise ir ao forno. 

Para começar, prefira alguns formatos básicos: retangular, redonda e redonda com furo central. Já para quem procura algo diferente, existem as com fundo removível, as de borda decorada etc. 

2. Talheres 

Seja um conjunto simples, seja um faqueiro completo, talheres também são estrelas em uma cozinha. Vale escolher aqueles com cabos na sua cor preferida ou os metálicos.

Já para os talheres de preparo dos alimentos, o ideal é apostar nos feitos de silicone ou borracha: assim, não corre-se o risco de arranhar vasilhas e panelas. 

3. Potes para mantimentos 

Em vidro, plástico ou metal: o design dos potes também evoluiu! Assim como os talheres, estes podem combinar com praticamente qualquer estilo que você prefira. 

Uma boa dica para potes opacos é etiquetá-los com o nome de cada mantimento, para não perder nada no armário. Já os que vão com comida para a geladeira, é recomendado que sejam transparentes, para que se tenha maior controle e evite desperdícios. 

4. Louças 

Para pratos, pires e xícaras, é legal manter um padrão de cores e estampas, de modo que qualquer mesa que você componha seja harmônica. 

Com relação aos copos, um conjunto básico basta para o cotidiano, mas taças de vinho e de espumante são muito bem-vindos para festas, por exemplo. Uma ideia é começar com kits de 6 peças de cada tipo, e aumentar a quantidade aos poucos. 

5. Luvas 

Pelo menos dois tipos de luvas são muito úteis. As de silicone são excelentes para usar durante o preparo da comida, evitando que o cheiro de temperos permaneça nas mãos. Já as luvas térmicas garantem proteção contra queimaduras na hora de manusear utensílios quentes. 

6. Jogo de panelas 

Panelas boas e bonitas são investimentos! Afinal, apostar em marcas de qualidade significa durabilidade, segurança e eficiência no preparo de alimentos. Um bom design também permite que as panelas possam ir do fogão à mesa com toda a elegância! 

Prefira panelas com acabamento antiaderente: isso impede que os alimentos grudem e, por consequência, facilita muito a higienização após o uso. 

7. Cafeteira 

Não tem nada melhor do que um café quentinho pela manhã, certo? Por isso mesmo, a cafeteira é um dos utensílios domésticos mais requisitados atualmente.  

As cafeteiras de cápsulas são as melhores em termos de praticidade e variedade de sabores. Por outro lado, se você prefere aquele cafezinho tradicional, invista nos modelos clássicos — que também estão cada vez mais tecnológicos. 

8. Escorredor de alimentos 

Escorredores são multifuncionais. Escorrem massas, ajudam no preparo de legumes a vapor e a lavar folhas para uma salada, para mencionar alguns exemplos. Portanto, mais um item simples e essencial à sua cozinha. 

9. Espremedor e cortador

Espremedores de alho e de frutas poupam muito trabalho e evitam até mesmo acidente na cozinha.

Já os cortadores são cruciais para quem está aprendendo a lidar com facas, pois trazem grande estabilidade ao corte e permitem que os alimentos fiquem em tamanhos regulares, com pouco esforço e técnica. 

10. Fritadeira 

A ideia pode parecer muito específica para um restaurante, mas saiba que ter uma fritadeira em casa também é incrivelmente útil! As fritadeiras elétricas a ar quente são as melhores do mercado, pois evitam preparos com excesso de gordura e poupam o meio ambiente do descarte de óleo de cozinha. 

Nas Lojas Nalin, você encontra os melhores produtos de cama, mesa e banho para deixar sua casa linda e funcional! 

Agora que você conheceu 10 utensílios domésticos indispensáveis para ter na sua cozinha, assine nossa newsletter e receba sempre nossos conteúdos!